Whatsapp

Overview da semana de moda de São Paulo - SPFW

O que é a São Paulo Fashion Week?

São Paulo é considerada a capital da moda latino-americana. A diversidade cultural da cidade é frequentemente destacada pelas semanas de moda, pois designers de todo o mundo escolhem a cidade como a cidade para sediar seus shows. Assim, a Semana de Moda de São Paulo, tem o objetivo de mostrar à indústria da moda o que há na temporada.

A SPFW também é reconhecida por não seguir os padrões e tendências das semanas de moda europeias e por promover, sobretudo, a moda local. Isso pode ser devido à grande indústria têxtil brasileira, que tem uma posição muito alta na produção de moda praia em geral.

Como já mencionado, o São Paulo Fashion Week é um evento interessado em promover o design brasileiro e fortalecer a indústria da moda nacional.

Quem criou o São Paulo Fashion Week?

O idealizador da SPFW foi o produtor de eventos Paulo Borges. Nascido em São José do Rio Preto, onde aos 18 anos se mudou para São Paulo com o sonho de trabalhar na área de computação. Aliás, o produtor chegou a trabalhar como processador de dados no famoso grupo IBM.

Entretanto, a mudança na vida profissional de Paulo aconteceu quando decidiu ajudar a organizar o desfile da marca de um amigo. Assim, com Regina Guerreiro no comando da Vogue naquela época, Paulo foi contratado para ser assistente na revista.

Então, já com dois anos de casa, Paulo decidiu sair do mercado editorial e foi se aventurar sozinho. Como resultado, ele começou a produzir desfiles para marcas e comerciais de TV até se tornar o idealizador da SPFW.

Quando a semana de moda de São Paulo começou? 

A primeira SPFW foi realizada em 1995. Quando o produtor de eventos Paulo Borges decidiu realizar uma parceria com a marca de cosméticos Phytoervas para criar um evento de moda. Mas, naquela época o evento recebeu o nome de Phytoervas Fashion.

Todavia, como todas as tendências de moda brasileiras eram sempre pautadas com os desfiles internacionais, o produtor fez questão de apresentar na primeira versão do evento, designers e criações 100% brasileiras.

Assim, a primeira edição contou com apenas três desfiles, realizado em três dias. A saber, o evento contou com nomes como Walter Rodrigues, Alexandre Herchcovitch e Sonia Maalouli. Assim, este formato do evento se manteve por oito edições e evoluiu para a SPFW que conhecemos atualmente.

Em quais lugares a Semana de Moda de São Paulo já aconteceu?

Como você viu acima, a primeira edição da SPFW, em 1995, aconteceu num galpão localizado na Vila Olímpia.

Mas, em 1996, Paulo encerrou sua parceria com a marca Phytoervas e se juntou ao Shopping Morumbi. Dessa forma, o evento foi renomeado para Morumbi Fashion Week.

Sendo assim, foi apenas em 2001 que o evento passou a ser chamar de fato de São Paulo Fashion Week. E desde então, os desfiles já aconteceram nos seguintes lugares:

  • Teatro Municipal de São Paulo
  • Parque do Ibirapuera
  • Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP)
  • Parque Villa Lobos
  • Espaço ARCA

Quantas vezes por ano acontece a São Paulo Fashion Week?

Por mais que pareça um evento anual, as edições da Semana de Moda de São Paulo acontecem duas vezes por ano. Assim, a primeira edição do evento ocorre entre os quatro primeiros meses. E a segunda entre os quatro últimos meses do ano. 

Quem são as pessoas que frequentam a São Paulo Fashion Week?

Entre um desfile e outro, é possível encontrar caminhando pelos corredores da SPFW:

  • Estilistas
  • Stylists
  • Jornalistas
  • Compradores de moda
  • Fornecedores têxteis
  • Modelos
  • Fotógrafos
  • Celebridades
  • Blogueiras
  • Influenciadores
  • E por fim, convidados selecionados.

É por esse e outros motivos que a SPFW é um lugar muito badalado. Além, é claro, de ser perfeito para conhecer pessoas influentes do mundo da moda.

Como assistir a um desfile da São Paulo Fashion Week?

Contudo, para assistir a qualquer desfile na SPFW é preciso ter um convite especial da marca em questão. Além disso, são as assessorias de imprensa de cada marca que selecionam os nomes convidados. Além disso, outra forma de entrar no evento é com uma credencial de imprensa.

É possível comprar ingressos e convites para a Semana de Moda de São Paulo?

Não. Saiba que os convites e acessos para a SPFW não são vendidos. Por isso, fique atento caso alguém tente oferecer uma entrada em troca de dinheiro.

Celebridades que já desfilaram no São Paulo Fashion Week

Conforme citamos acima, a Semana de Moda de São Paulo, a SPFW é o evento de moda mais badalado e famoso do Brasil. Assim, nomes famosos já desfilaram por lá, como: Paris Hilton, Gisele Bündchen, Candice Swanepoel, Naomi Campbell, Kate Moss e Karolina Kurkova. Por isso, o SPFW é considerado um evento de moda importante para modelos que querem alavancar a sua carreira internacionalmente.

O que vestir para ir na São Paulo Fashion Week?

Certamente, criatividade é a palavra na hora de se vestir para ir a um desfile na SPFW. Modelos, blogueiras e influencers, muitas vezes vão com peças assinadas pelas marcas que vão desfilar.

Mas, também é possível encontrar looks mais básicos e casuais, além de super produções exageradas e chamativas.

Um fato interessante é que quase todos querem ser parados por um fotógrafo do evento. Pois assim, é possível ter certeza de que seu look será estampado em alguma revista ou site de moda.

Entretanto, uma dica de sucesso para não errar na escolha do seu look para a Semana de Moda de São Paulo é estar confortável com a escolha. Porque, a base de todo evento de moda é a expressão da sua personalidade. Sendo assim, não saia do seu estilo!

O que acontece na Semana de Moda de São Paulo além de desfiles?

Os desfiles das marcas a cada edição do São Paulo Fashion Week é pensada de uma forma diferente para entreter e surpreender o público. Assim, no local é possível assistir performances, shows, palestras, food trucks e oficinas. Não apenas isso, no evento também é possível visitar as lojinhas de pequenos produtores que vão até o evento expor suas peças.

Em qual edição da São Paulo Fashion Week estamos?

A saber, nos dias 22 e 27 de abril de 2019 aconteceu a 47ª edição do São Paulo Fashion Week. Neste ano, o evento ocorreu no espaço Arca, na cidade de São Paulo. Em suma, os principais temas deste evento foram a sustentabilidade, moda sem gênero e rompimento de ideologias.

Se você gostou desse overview completo sobre a Semana de Moda de São Paulo, não deixe de comentar qual fato achou mais legal, sobre o evento de moda mais importante do Brasil!

Referencias usadas:

https://tudo-sobre.estadao.com.br/spfw-sao-paulo-fashion-week

https://www.metropoles.com/colunas-blogs/ilca-maria-estevao/sao-paulo-fashion-week-n47-saiba-quais-sao-as-cinco-marcas-estreantes

https://revistaglamour.globo.com/Moda/noticia/2019/04/spfw-10-curiosidades-sobre-maior-semana-de-moda-do-brasil.html

Pesquisar